O que é procrastinação?

Procrastinação é o ato de adiar para amanhã.

Isso pode até não ser um problema quando não é feito com frequência. Mas, quando torna-se um hábito, pode ser um alerta de que mudanças precisam ser feitas, pois procrastinar tanto pode causar problemas na vida pessoal, profissional e, até mesmo, de saúde.
Com a procrastinação como hábito, os prazos das tarefas começam a ficar apertados e isso causa a sensação de culpa. E, conforme estes prazos vão se aproximando, surge também a ansiedade.
Algumas tarefas podem até ser feitas de última hora, mas, com certeza, a qualidade delas não será muito alta. Ou, então, com os prazos tão apertados, elas acabam nem sendo feitas.
E é aí que os problemas maiores costumam aparecer. O procrastinador não consegue ter um momento de prazer, pois sente culpa pelos seus baixos resultados. Isso pode se transformar em ansiedade, o que pode ser muito prejudicial para a saúde física e mental, já que ela costuma aumentar o nível do estresse, que pode causar dores de cabeça e de estômago frequentes, aumento da pressão arterial, baixa de defesas do sistema imunológico etc.

 

Procrastinação e o trabalho em casa

Trabalhando em casa, sem horário definido e sem chefe, fica ainda mais difícil de evitar a procrastinação.
Mas, com algumas mudanças de hábito, isso é possível sim.

 

11 dicas para evitar a procrastinação no trabalho em casa

Veja a seguir 11 dicas que te ajudarão a mudar de hábito e evitar a procrastinação, principalmente, trabalhando em casa.

procrastinação

1. Tenha uma rotina

Embora trabalhar em casa possa ter horários mais flexíveis, é muito importante que você tenha uma rotina de horários a seguir.
Procure determinar um horário de início e de término para suas atividades, bem como os horários de pausa.

 

2. Se arrume para trabalhar

Quando se trabalha em casa, pode ser bem tentador passar o dia inteiro de pijama ou com aquela roupa que você só usa em casa, mas quando você se arruma para trabalhar, seu cérebro entende isso como um comando. Isso te ajudará muito a começar o dia com mais disposição.

 

3. Defina metas

A ausência de comandos quando se trabalha em casa pode ajudar a aumentar a procrastinação. Sendo assim, definir metas diariamente é fundamental.

 

4. Priorize tarefas

Priorize as tarefas mais importantes do dia e comece por elas.

 

5. Organize horários para tarefas semelhantes

Estabeleça horários para tarefas semelhantes. Por exemplo, separe um tempo do seu dia para responder vários e-mails, outro para agendar postagens, outro para fazer ligações etc.
Assim, sua rotina estará mais organizada.

 

6. Faça pausas

Estabeleça um horário para o almoço e procure segui-lo. Além disso, faça pequenas pausas entre as atividades mais longas.

 

7. Evite as distrações

Procure evitar e-mails, redes sociais e mensagens pessoais durante seu horário de trabalho. Aproveite as pausas para checá-los.

 

8. Entre num acordo com quem você mora

Explique para as pessoas com que moram com você toda a sua rotina. Mostre a elas seus horários e quando você pode ser interrompido.

 

9. Tenha um dia livre

Procure ter um dia livre sempre que possível, para que você possa agendar qualquer coisa extra que precisa fazer. Assim, você não compromete sua rotina, precisando parar seu trabalho, e a mantém mais organizada.

 

10. Se recompense

Quando suas metas forem alcançadas, reconheça seus esforços e se recompense.

 

11. Se esforce

Quando você estiver perdendo o interesse pelo que está fazendo e quiser adiar esta tarefa, lembre-se dos pontos positivos que você terá ao finalizá-la e as consequência que você terá se ela não for cumprida.

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