Trabalhar em casa

Você já deve ter ouvido falar em trabalho autônomo, mas, certamente, não tanto quanto vem se falando hoje em dia. Seja como uma forma de empreender ou como forma de renda extra, o interesse em trabalhar em casa vem aumentando mais a cada dia.

Mas quando se pensa em trabalhar em casa, seja como única fonte de renda ou complementar, é preciso levar em conta alguns aspectos, para que as chances de ter sucesso aumentem.

 

Listamos a seguir 11 dicas que podem te ajudar a ter mais sucesso em seu negócio.

 

1. Gerencie seu tempo

Ao trabalhar em casa, podem ser tentadores aqueles momentos de procrastinação ou pode ser muito mais fácil perder a noção do tempo e trabalhar horas e horas seguidas. Então, é muito importante que, mesmo em casa, você mantenha o equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

Uma das vantagens em se trabalhar em casa, é poder fazer seus próprios horários, mas é preciso muita disciplina para cumpri-los e para evitar os momentos de procrastinação, sem deixar nenhuma tarefa para depois.

  •  Você sabe gerenciar seu tempo? Faça o teste gratuito e descubra. CLIQUE AQUI.

2. Defina seu espaço de trabalho

O ideal é que você tenha um espaço reservado apenas para seu trabalho. Lembre-se de escolher um local onde você não terá muitas distrações, organizado e, de preferência, com uma boa cobertura de internet, pois isso facilita e agiliza o seu trabalho.

 

3. Divulgue seu trabalho

Independente de qual for a área de seu trabalho, é fundamental que você o divulgue. E, com o avanço da internet, o que não falta são meios para isso.

Você pode divulgá-lo em redes sociais, blogs, sites… Você pode criar posts com conteúdo referente ao mercado de seu trabalho e, mesmo que você não se interesse muito pelo marketing digital, pense em, pelo menos, manter uma página ativa no Facebook, pois esta rede social pode ajudar a divulgar muito mais seu trabalho.

4. Mantenha as finanças organizadas

Principalmente para quem decidiu empreender, é muito importante que as finanças estejam sempre organizadas e controladas, pois, especialmente no início, o empreendedor pode passar por momentos onde o lucro não seja constante.

5. Saiba calcular o preço do seu serviço

O valor do seu serviço pode te sustentar? Ou está tão alto que você não consegue ou faz poucas vendas? Mas como conseguir definir um preço justo?

Uma das formas mais importantes para conseguir isso, é estudar seu mercado de trabalho para verificar quais os preços cobrados pela sua concorrência. Assim, você poderá manter um preço o qual você considera justo pelo seu serviço, mas dentro da faixa de seus concorrentes.

Lembre-se de contabilizar seus investimentos e materiais que gastará, mesmo que implique em aumentar um pouco o preço, pois isso fará com que você não tenha prejuízos.

Leia, pesquise e estude sobre precificação. Hoje em dia existem na internet diversos conteúdos e, até mesmo, cursos gratuitos sobre o assunto.

6. Priorize as tarefas

Organize as tarefas por prioridade. Procure anotá-las em calendários ou aplicativos que te façam lembrar delas com mais facilidade.

7. Atente-se sempre às distrações

Trabalhar em casa, às vezes, pode fazer com que as distrações sejam maiores. Por isso, em seu horário estabelecido para trabalhar, foque nos seus serviços e evite as distrações, como televisão, pessoas, animais de estimação, e, principalmente, redes sociais. Se o seu trabalho não está ligado diretamente a elas, evite passar muito tempo navegando nelas dentro de seus horários de trabalho.

8. Permita ter um tempo de descanso

Separe um curto período de tempo entre algumas tarefas para você descansar e ter um pouco de lazer. Recompense seu esforço com pausas curtas para que você possa relaxar e fazer algo que você goste, mas lembre-se de evitar procrastinar.

9. Conheça a legislação

Se você for um profissional autônomo, é muito importante pesquisar sobre o que a lei te garante. Além disso, você pode abrir uma empresa na modalidade de Microempreendedor Individual (MEI), o qual permite que você tenha alguns privilégios.

10. Peça a colaboração de seus familiares

Para que sua produtividade não seja prejudicada, é muito importante que você converse com seus familiares e explique sobre seu trabalho, deixando claro seus horários e quão importante é você ter esse momento de privacidade.

11. Faça o que você gosta

Escolha um trabalho do qual você realmente goste, pois, assim, a sua motivação diária será maior e a sua produtividade também.